Vinhos para o Verão
- Ruan Araujo
- 11 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Quando o verão se aproxima, o vinho ganha uma nova leitura. O calor traz a oportunidade perfeita para rótulos frescos, leves e com acidez na medida. Na Chapada Diamantina, a combinação entre altitude e amplitude térmica favorece vinhos naturalmente mais frescos, reforçando um perfil elegante e perfeito para serem apreciados em dias quentes.
Hoje vamos conhecer algumas opções da Reconvexo que você pode agregar à sua adega nesse verão:
Brancos e Rosés
Nos parreirais de Morro do Chapéu, dias quentes e noites frias preservam a acidez, resultando em brancos e rosés com frescor sem perder estrutura.
Rótulos como o Reconvexo Chardonnay e toda a linha Trilhas se destacam pela precisão e potência aromática. São ideais para momentos ao ar livre e refeições que pedem leveza como saladas, catado de sirí e carnes leves.
Espumantes como Celebração da Leveza
Os espumantes assumem protagonismo na estação. Acidez viva, perlage fina e aromas frutados e florais delicados tornam essa categoria versátil e adequada a diferentes ocasiões. Os espumantes Reconvexo apresentam equilíbrio entre frescor e estrutura, oferecendo uma experiência sofisticada, alinhada ao clima.
Harmonizações que Valorizam a Estação
A gastronomia acompanha as condições climáticas. Preparações leves, frutos do mar, saladas frescas e queijos macios dialogam bem com brancos e espumantes, permitindo que acidez e textura do vinho se expressem com clareza. A linha Tom, com vinhos de perfil mais estruturado, pode harmonizar com pratos que apresentam maior intensidade, mantendo precisão e equilíbrio.
Um exemplo disso é a nossa famosa ManiçUVA ( releitura do Chef Lino para a maniçoba, elaboradacom folhas da parreira). Se você quer conhecer mais da Bahia, precisa provar o Tom Rose de Tempranillo com esse prato que é nossa especialidade, assinada pelo Chef executivo da Reconvexo.
Drinks com Vinho Branco: Tinto de Verano
No calor, o Tinto de Verano oferece uma interpretação refrescante do vinho tinto sem perder elegância. Utilize Trilhas Isabel bem gelado, laranjas frescas cortadas em cubos, gelo e um toque discreto de água com gás ou citrus.
A Essência da Estação
Apreciar um bom vinho não significa escolher vinhos tintos e amadeirados, com taninos presentes em todas as ocasiões. Antes de tudo, ser um bom apreciador é saber escolher o vinho adequado a cada momento. Para o verão, nossa dica é degustar vinhos que entregam frescor, antes de tudo. Na Chapada Diamantina, essa equação encontra precisão na altitude, no clima e na técnica que orientam a produção da Reconvexo.

Comentários